it2002bmi

Banho-maria com cuba de inox modelo IT-2002 BMI

O banho-maria IT-2002 BMI se destaca por ser robusto, confiável, preciso, completo e isento de manutenção por muitos anos.

No desenvolvimento do produto foi dada particular atenção para obter longa vida útil, alta precisão, ótima uniformidade da temperatura na cuba, simplicidade de uso, fácil limpeza (conservação) e excelente custo/benefício. Para obter este excelente conjunto de especificações, sem comprometer a confiabilidade e manter o custo baixo, optamos por utilizar cuba de aço inox e controle microprocessado com um software que supervisiona as varias funções e opta (escolhe) as melhores condições de funcionamento entre as várias programadas para ter a melhor precisão e velocidade de aquecimento em várias situações. O aparelho dia a dia prestará seu serviço e injustamente será esquecido (principalmente pelo administrador financeiro) por não dar despesas de manutenção por vários anos.

Robusto:

1) A cuba por ser de aço inox costurada por caldeamento em argônio (não usa materiais de solda) e principalmente não ter em seu interior, em contato com a água, partes como resistências, sensores, tubulações, guarnições, motores, etc, não está sujeita a vazamentos ou mau funcionamento por muito tempo mesmo quando a água é eventualmente contaminada por reativos.

A cuba não só tem grande durabilidade devido à água estar em contato somente com as partes internas de aço inox (e mais nenhum componente ou material), mas também por isso é facilmente limpa não retendo mau cheiro (plásticos e borrachas ao contrario, mesmo após serem limpos, costumam ficar contaminados e retém mau cheiro).

2) A resistência de aquecimento, construída em fio de níquel-cromo, é dimensionada com baixa densidade de potência específica (2W/cm² contra 7 a 10W/cm² normalmente usada em outros aparelhos) e trabalhando sem contato com a água e com baixa temperatura no fio, tem alta confiabilidade e longa vida e dificilmente será trocada.

3) O aparelho é protegido mesmo contra eventos excepcionais.

A falta de água não causa nenhum problema ou danos, ao contrario do que acontece muito em outros aparelhos quando são esquecidos ligados sem a tampa e a água acaba se evaporando.

O ajuste automático de tensão permite ligá-lo em tomada de 110, 127, 220 ou 240Vac 50/60 Hz, evitando danos por ligação em tomada de voltagem incorreta.

Mesmo em caso de eventual defeito, um sistema secundário seguro e independente protege contra superaquecimento limitando a temperatura a 82 ºC com água e 105 ºC de pico quando a água evaporar, evitando com confiabilidade a queima da resistência, incêndio, etc.

4) O teclado utiliza chaves elétricas, componente muito mais resistente que os teclados de membrana seja nas especificações de vida mecânica quanto o de resistência à umidade. O display LED, luminoso, vermelho com grandes dígitos tem longa vida, melhor tolerância à umidade e temperatura e melhor visibilidade quando comparado a dispositivo de cristal líquido. O teclado e o display são protegidos por uma membrana de policarbonato a prova de água evitando danos e propiciando longa vida.

5) O gabinete plástico não sofre corrosão, tem cantos arredondados evitando machucar pessoas e é moldado na cor do aparelho.

Confiável:

6) Por não ter nenhum componente elétrico na água como resistência de aquecimento, não tem perigo de choque por fugas de corrente elétrica devido à corrosão e infiltração de água.

7) O microprocessador supervisiona o bom funcionamento do aparelho e em caso de problemas emite um sinal sonoro intermitente acompanhado de código de erro no display ou um sinal sonoro continuo em caso de problema mais grave pedindo o desligamento do aparelho até a solução do defeito.

8) Em caso de falta de energia, as baterias internas recarregável mantêm funcionando os timers, display e o monitoramento da temperatura durante 4 horas.

9) O sensor de temperatura digital tem ótima estabilidade no tempo não necessitando ajustes por muitos anos, conferindo maior estabilidade e precisão quando comparado a termostatos mecânicos.

Preciso:

10) O sensor digital propicia excelente precisão de ± 0,1 ºC a 37 ºC na temperatura da água e considerando outros erros como variações de temperatura ambiente e distribuição de temperatura nos tubos o erro total é de ± 0,2 ºC típico (± 0,4 ºC máximo). Na faixa de 20 a 62 ºC, a precisão é ± 0,4 ºC (máximo ± 1ºC considerando as piores situações).

11) O aquecimento uniforme na cuba proporciona que todos os tubos terão a mesma temperatura e isto é obtido com resistência de grande área que cobre todo o fundo da cuba junto com um difusor de calor de alumínio. Este sistema propicia uniformidade da temperatura sem ter complicações como tubulações, bombas, guarnições, juntas, etc, partes que causam muita manutenção e dificuldade na limpeza.

12) A alta potencia elétrica especifica por litro, 270 W/L (os outros aparelhos tem normalmente 40 a 80 W/ L), proporciona um rápido aquecimento ao ligar o aparelho (16 minutos de 20 a 37 °C), podendo se manter o aparelho desligado e só ligá-lo quando for utilizá-lo, economizando energia elétrica. Também propicia rápido restabelecimento de temperatura após a colocação de grande quantidade de tubos contendo soluções frias.

13) O microprocessador analisa a temperatura final programada, a temperatura do sensor, a velocidade de variação da temperatura e ajusta a potência (variável) nas resistências para obter o mais rápido ajuste da temperatura sem criar oscilação ou sobre temperatura significante. A flutuação de temperatura dentro dos tubos após chegar na temperatura programada é menor de ± 0,1 ºC. Para obter tal precisão nos tubos o aparelho deverá estar com a tampa fechada, evitando correntes de ar. O controle é verdadeiramente inteligente e a sensibilidade do sensor é de centésimos de ºC.

Completo:

14) O aparelho tem 3 timers digitais programáveis de 1 a 990 minutos com alta precisão a quartzo.

A temperatura é programável digitalmente de 20 a 62 ºC com intervalo de 1 ºC, e é mostrada normalmente com precisão de 1 ºC, mas, pressionando uma tecla será mostrado o décimo de grau. Um led sinaliza quando a temperatura esta estabilizada dentro de ± 0,25 ºC da temperatura programada.

Todas as funções são feitas por meio de 6 teclas, de modo simples e rápido. Um sinal sonoro com diversos tipos de apitos alerta quanto o tempo do timer esgotou ou um mau funcionamento.

15) O aparelho vem com 2 estantes que por ser totalmente de inox tem longa durabilidade e não sujam a água e a cuba. A capacidade do par de estante pode ser uma das 3 abaixo:

  • 2 estantes 45 tubos Ø 13 mm (90 tubos).
  • 2 estantes 35 tubos Ø 16 mm (70 tubos).
  • Mista, 1 de cada (45 + 35 = 80 tubos).

16) A tampa plástica tem alta inclinação e textura interna, fazendo escorrer a água condensada lateralmente evitando queda de gotas nos tubos; os cantos arredondados evitam machucar pessoas.

Outros:

17) Compacto, 210 mm largura x 340 mm profundidade x 130 mm altura ocupa pouco espaço na bancada.

18) Sob consulta a temperatura máxima de 62 ºC pode ser maior, mas não aconselhamos isto por gerar muito vapor ao abrir a tampa, prejudicial ao ambiente do laboratório, principalmente a sistemas de bioquímica, espectrofotômetro, etc. (a umidade estraga filtros ópticos, grades ópticas, componentes eletrônicos com custo de manutenção muito alto) e também o contato ou derrame de água quente pode provocar queimaduras no operador.

Para temperaturas maiores, ou não gerar vapor, ou maior precisão, ou limpeza operacional, ou maior segurança ao operador, indicamos usar incubadores a seco IT-2002, aparelhos mais modernos que o banho-maria. Disponíveis em diversos modelos, para tubos, PCR, placa Elisa, etc., até 122 ºC tem preços bem similares ao banho-maria; consulte-nos.

Em 2002, de cada 100 incubadores vendidos pela Bioplus 83 eram a seco, com tendência a subir.

Agradecemos ter lido as informações acima e temos certeza que em uma eventual compra, a satisfação com o produto fará recomendá-lo a outro cliente; caso tenha alguma dúvida, contate-nos ou solicite uma demonstração ao nosso distribuidor autorizado.

Conheça a linha completa de Incubadores